#38 - O Nerd joga - The last of us

Escrito: quinta-feira, 15 de maio de 2014 por Nerd
9


Começo este novo espaço por vos falar do melhor videojogo que já tive o prazer de jogar, The last of us, da produtora Naughty Dog.
O jogo passa-se numa era pós-apocalíptica, 20 anos depois de um fungo se ter espalhado e de ter transformado a maioria da população mundial em monstros, chamados de Clicadores.

As personagens principais são Joel, um sobrevivente e contrabandista que sofre uma perda dramática logo no inicio da propagação do fungo e Ellie, uma menina de 14 anos que pertencia a um grupo de resistentes chamados Pirilampos e que pode deter a cura para toda a humanidade.

Todo o cenário de jogo é de pura destruição, com cidade inundadas, prédios destruídos e casas que podem servir de abrigo e que podem conter preciosos (e escassos) mantimentos. Medicamentos, água, peças para melhorar armas, munições, ingredientes para fabricar armas (por ex. precisamos de encontrar uma tesoura e fita-cola para improvisar um faca) são elementos cruciais do jogo e que temos de procurar na exploração do cenário.

O jogo tens uns gráficos deslumbrantes, e todo o cenário é de um detalhe impressionante, e eu cheguei mesmo a parar em alguns sítios só para "ver as vistas" de tão lindo que era. O jogo é non-stop, por exemplo, se queremos curar-nos ou improvisar uma arma temos de escolher bem o sitio para não sermos atacados pelos Clicadores ou por outros sobreviventes.

Por todo o lado existem objetos que podemos pegar (garrafas, tijolos) para arremessarmos aos inimigos, atordoando-os, ou se preferirmos para os destrair e passarmos por eles sem sermos vistos.



O jogo é extremamente intenso, com cenas muito sangrentas (algumas mesmo gore) e muitos palavrões à mistura, e em português! Last of us está muito bem dobrado e todo o som, desde as armas, água, passos, à banda sonora está espetacular.

Resta dizer que este jogo está disponível para PS3 e brevemente vai ser remasterizado para a PS4.

Editado: Esqueci-me de dizer que o jogo ganhou os prémios de Jogo do ano, Melhor Design e Melhor Narrativa dos Game Developer Choice Awards e vai ter adaptação cinematográfica que deverá ser realizada por Sam Raimi.




9 comentários:

  1. Unknown says:

    Epa Nerd, em matéria de jogos sou um alho, não percebo nada! É mais fácil eu falar de economia (não percebendo nada também) do que falar de jogos bahhhh.

  1. Patrícia says:

    Queria tanto o catano do jogo, mas sou uma infeliz sem PS3 (ou PS4) xD

  1. Nerd says:

    Katy: Ainda não é tarde para aprenderes...

    Maria: Uauuuuuuu... foi a minha reação quando joguei isto... ;)

    Patricia: Infelizmente é um jogo exclusivo da Sony, por isso não estará em PC...

  1. Mónica says:

    Não posso mostrar este post ao homem da casa! Ainda se esquecia de dar banho ao piqueno de tão colado que fica nos jogos! E logo ele que é fã de zombies e outros que tal!

  1. Nerd says:

    É cá dos meus portanto...!

    ;)

  1. Urban Cat says:

    Hum...eu cá não sou fã de jogos de consola mas, a minha filha vai adorar a dica. Obrigada!!!

  1. Patrice says:

    Eu sou mais dos jogos tipo angy birds ahahah, mas conheço imensa gente que vai adorar isto :)

  1. Ana C says:

    Sempre quis jogar e ainda não experimentei! Desde que saíu e dava a publicidade na tv cá em Londres que dizia que os gráficos pareciam ser brutais e que tinha que experimentar.

    Muito obrigada pelo comentário, realmente o Google Tradutor funciona bem no Blogger :)

    Ana,
    http://lights-colours-sounds.blogspot.co.uk/